sábado, 5 de janeiro de 2013

Chefe Irritado


Olá amigos,
Tenho o orgulho em apresentar um dos textos mais legais de escrever e atuar que tive o prazer em apresentar no espetáculo Baú de Ideias entre 2005-2007.
O texto segue abaixo e ao final do post vocês poderão conferir o vídeo do mesmo (desculpem a má qualidade do vídeo…ops)
Quero apenas lembrar que todos os textos do blog estão registrados na Biblioteca Nacional e que só é permitido uso fora daqui com a autorização expressa do autor.
Enjoy!
————————————————————
Chefe irritado

- Personagens:Jussara= J (Moça nova no escritório)Renato = R (Rapaz que está trabalhando no micro)
Dona Mirna= M (Secretária)Leopoldo= L (Chefe neurótico)

- Cenário: A ação se passa dentro de um escritório.- Objetos cênicos: Cadeira com rodinhas, duas cadeiras normais, um biombo ou arara com cortina para fazer a divisória de escritórios.

Inicio:
(Entra em cena Renato e senta-se com má vontade em sua cadeira e começa a trabalhar. Logo em seguida entram Dona Mirna trazendo Jussara que está sorrindo).
J= (Alegre) Realmente a Empresa é muito grande Dona Mirna, não imaginava que tinha tantas atividades.
M= Arrã!
J= Nossa! É um pessoal tão simpático, tão alegre, tão…
M= (Interrompe) Essa é sua sala Senhorita Jussara.
J= Uau! Que demais! (Vira para o rapaz) Bom dia!
R= (Seco) Bom dia!
J= (Volta ao seu lugar atordoada) (Puxando assunto) Está um lindo dia hoje com certeza.
M= Bem minha querida! Se eu fosse você não ia me animando muito aqui não.
J= E por quê não? (Pausa) Aqui é uma Empresa tão legal…
R= (Irônico) Tenha certeza Dona Mirna que essa moça não dura dois dias aqui.
(Leopoldo coloca a cabeça para fora do biombo com olhar arregalado)
J= Não entendi!
M= Esquece minha filha! O Renato é muito brincalhão.
R= Pode ter certeza que não sou… Quando você conhecer nosso chefe…
L= (Entra em cena sentado na cadeira deslizando-a para o meio do palco e levanta-se) O que vocês estão falando de mim? Hein? Hein? Ouvi meu nome aqui suas cascavéis…
R= Estávamos apenas…
L= Falando mal de mim com certeza! Estou com você por aqui falso, hipócrita.
M= Estávamos apenas apresentando o escritório para a Senhorita Jussara.
L= É mesmo? Quem te perguntou? (Pausa) Víbora! Todos vocês são falsos. Ficam sorrindo na minha frente, mas é só virar as costas e vocês estão falando mal de mim…(Pausa rápida enquanto se vira para Jussara simpático) Prazer! Sou Leopoldo Duarte, chefe desse ninho de cobras.
J= (Sorri) Prazer sou Ju…
L= Não interessa! Ninguém lhe perguntou nada aprendiz de cobra. Agora voltem ao trabalho antes que desconte o dia de vocês. (Volta com a cadeira deslizando para o biombo onde faz um estrondo)
Todos= (Fazem cara de assustados).
L= (Volta levemente ao palco) Só para a vossa informação seus inúteis… Machuquei o braço. (Sai de cena).
J= É sempre assim?
R= Pode ter certeza que ainda piora.
M= Não fale assim que você assusta a jovem. O Senhor Leopoldo é um cara legal.
(Leopoldo coloca a cabeça para fora do biombo com olhar arregalado)
L= (Entra em cena sentado na cadeira deslizando-a para o meio do palco e levanta-se) Tenho certeza que agora ouvi vocês falando mal de mim! Tenho certeza que estão falando que sou gay. (Pausa) (Surto) Não sou gay não! Sou casado e tenho três filhos.
J= Mas…Mas…
L= Tenho certeza que você sairia comigo! (pausa) Não! Você não sairia comigo porque sou feio. (Pausa) Você me acha feio?
J= Não! O senhor não é feio!
L= Agora quer me cantar? Vocês são todos iguais! Qualquer coisinha e vão com um processo por assédio sexual, mas não caio nessa não, já sou macaco velho com vocês, seu répteis.
M= Mas Seu Leopoldo!
L= (Imitando Mirna) Mas seu Leopoldo… Pensa que não sei como vocês são? Primeiro ficam dizendo que sou gay e depois essa daí fica me cantando, mas não caio nessa não. (Pausa) E você terminou o relatório que pedi?
R= Estou terminando! Ainda falta uma página.
L= Ainda? Incompetente. Isso era para estar pronto já.
R= Mas o Senhor me entregou ontem antes de fechar o escritório. Comecei a fazer assim que cheguei.
L= Isso não justifica! Não justifica! Se vocês trabalhassem em vez de ficar falando que sou gay o trabalho estaria pronto viu? Cadê os papéis?
R= Estão aqui Seu Leopoldo.
L= (Pega os papéis e começa a rasgar) Quer saber de uma coisa? Você está demitido.
R= (Joga-se ao chão e começa a implorar) Não!!! Pelo amor de Deus não! Tenho esposa, três bacurizinhos e mais duas amantes para criar. Tenha piedade!
L= (Puxa Renato para cima de forma irônica) Primeiro de abril!
R= Mas hoje não é primeiro de abril, chefe. Hoje é dia 04 de abril.
L= Sério?
R= Verdade.
L= Então você está demitido seu trouxa. Passe no RH. (Tempo) E vocês trabalhando… Vamos! (Sai de cena para o biombo onde se escuta um estrondo).
Todos= (Fazem cara de assustados).
L= (Volta levemente ao palco) Só para a vossa informação seus inúteis… Machuquei a cabeça. (Sai de cena).
J= Ele é doido né?
M= Você não viu nada ainda ele até que está calmo hoje.
R= Ontem, por exemplo, ficou duas horas dando sermões em como devemos preencher formulários de requisição de canetas no almoxarifado.
M= E anteontem ficou cantando o hino nacional o expediente inteiro.
(Música assobiada do hino começa a tocar)
J= E está ecoando até hoje. (Começa a fazer cara de choro) Será que vou agüentar?
(Leopoldo coloca a cabeça para fora do biombo com olhar arregalado)
M= Agüenta sim! Finja que nada está acontecendo e o dia passa mais rápido.
J= (Repete como um mantra) Não está acontecendo nada! Não está acontecendo nada!
L= (Entra em cena sentado na cadeira deslizando-a para o meio do palco e levanta-se) Ahá!
J= (levanta-se assustada) Aaaiiii! Que susto!
L= Se assustou com o que? Já sei, com certeza estava falando bobagens sem trabalhar. Vou manda-la embora sua cascavel.
M= (Interrompe) Estava reparando em como seu sorriso está mais lindo hoje chefinho.
L= Reparou? Ou está apenas puxando meu saco?
R= É verdade! O que o senhor fez?
L= Branqueamento nos dentes. Vocês repararam?
M= Sim! Ficou ótimo Seu Leopoldo.
R= É verdade! Ficou muito bem mesmo. Vou até pegar o endereço do dentista que o senhor foi.
L= Vocês estão falando sério? Não estão tramando nada? (Vira-se para Jussara) E você o que achou?
J= Realmente ficou muito bom… Muito bom mesmo.
(Pausa)
L= Peguei vocês seus mentirosos, Cobras Najas prontas para dar o bote em mim não é? Não fiz clareamento coisa alguma. Cambada de puxas sacos incompetentes. (pausa) Vou agora mesmo no RH dar queixa de vocês. (Irritado) Vou manda-los embora. Depois dizem que sou neurótico e paranóico. Não sou paranóico! Vocês é que querem me derrubar, mas vou agora mesmo até lá manda-los embora. (Sai deslizando com a cadeira ao fundo do palco onde ele cai de costas com estrondo e fica inerte).
J= Ai meu Deus! Ai meu Deus! (Sai correndo de cena).
R= Eu que não fico aqui quando ele acordar. (Sai de cena)
M= Vixi Maria…. Tchauzinho mesmo! (Sai)
L= (Levanta-se e vai ao centro de palco) Só para informação de vocês suas víboras… Machuquei o braço e a perna, e dói, tá… (Sai de cena mancando).
————————————————————-
Abaixo o vídeo da apresentação dessa cena na Biblioteca da Vila Formosa SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário