terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Uma simples pesquisa

Olá aos amigos,
Esse foi um dos textos mais gostosos de escrever e de atuar.
O Ernesto é um dos personagens mais deliciosos de vestir, pois permite uma série de inserções cômicas que sempre arrancavam muitas risadas da plateia.
Abaixo segue o texto da esquete teatral, e ao final o vídeo da apresentação em 2006, infelizmente a qualidade da gravação deixa muito a desejar.
Enjoy!

________________________________________________________________

Uma simples pesquisa




-Personagens:

·                                             Fernanda - F
·                                             Ernesto – E
·                                             Maria – M (Apenas voz)
·                                             Voz de fundo - N



-Cenário:

Cenário neutro.

-Objetos cênicos:

Vaso, mesa, cadeiras, telefone e prancheta.

-Início de cena:


F= (Entra em cena segurando a prancheta animada) Ufa! Que dia cansativo... Falta apenas uma pesquisa a fazer hoje e poderei ir pra casa. (Tempo) (Sorriso) Hummm... Não vejo a hora de encontrar com o Betão, mas acho que dá tempo, pois marquei com ele pra daqui à uma hora. (Tempo) (Animadíssima) Vai ser um final de semana inesquecível. (Tempo) Bom... Mas agora deixa de sonhar e vamos trabalhar. (Toca campainha)

E= (Voz) Já vai!

F= (Espera um pouco e toca novamente)

E= (Voz gritando) Eu já disse que já vai!

F= (Irrita-se) Pronto! Era só o que me faltava hoje. (Tempo) Na última casa vou pegar um mal educado para pesquisar. (Vai saindo de cena) Quer saber de uma coisa? Acho que vou embora.

E= (Entra em cena) Pois não?

F= (Sorriso) Graças a Deus! Aham... Boa tarde! Senhor?

E= Ernesto... (Tempo) Boa tarde minha jovem! O que deseja?

F= Prazer, meu nome é Fernanda e estou realizando um trabalho para o Censo 2005.

E= Olha filha! Você vai me desculpar, mas não quero comprar censo não. (Saindo de cena)

F= (Surpresa) Hã? Não entendi nada... Vou tocar novamente.

E= (Volta) Minha filha! Já disse que não compro bíblia, alcorão, censo...

F= (Interrompe) Mas senhor, aqui não estou vendendo nada.

E= (Sorriso) Mesmo? Então é amostra grátis? Se for assim me dá uns dois logo.

F= Acho que o senhor entendeu errado. (Postura séria) Sou do Censo 2005 e estou aqui na casa do senhor para fazer uma pesquisa, é só o senhor responder algumas perguntas por gentileza.

E= Ah, e por que não disse isso antes?

F= (Fala com a platéia) Pai do céu! Daí-me paciência, por favor! (Volta a Ernesto) Podemos começar?

E= Sim, mas entre um pouquinho para um cafezinho.

F= Só se for bem rapidinho, ainda tenho muita coisa para fazer hoje.

E= (Grita) Ô Maria! Temos visitas mulher, faz um cafezinho para a moça.

M= Faz você velho preguiçoso! Não vê que estou ocupada seu inútil?

E= Viu minha filha? É um doce de mulher. (Fala mais baixo) Bruxa velha!

M= Eu estou ouvindo Ernesto...

E= (Sem graça) Sim meu benzinho,você é um anjo que Deus mandou para o inferno e que o diabo devolveu aqui em casa(Tempo) Noiva do Chucky.

F= (Interrompe) Desculpe interromper, mas preciso trabalhar.

E= Que é isso filha? Pode começar sou todo ouvido.

F= (Olha prancheta) Quantas pessoas moram nessa casa?

E= (Contando os dedos) Eu e Maria (Tempo) Maria e eu (Tempo) O cachorro também conta?

F= Não senhor! Somente pessoas que moram na casa.

E= Tudo bem então! O cachorro já morreu mesmo. (Tempo) Eu, Maria. (Tempo) Você também conta?

F= Não senhor! (Irritada) Somente moradores da casa.

E= Mas você não está aqui dentro?

F= (Impaciente) Mas eu não moro aqui senhor. (Tempo) Vou colocar aqui como sendo dois moradores. (Tempo) Próxima pergunta: Qual o nome dos moradores da casa?

E= (Fala bem rápido) Bom o meu é Ernesto Celestino de Albuquerque Souza e Silva. (Tempo) Ah, quer que eu vá mais devagar, bem... Vou acompanhar seu raciocínio (Bem devagar) Eeeeeeeerneeeeeeeeeesssstoooooooooooooo... Está bom assim ou quer que vá mais devagar?

F= (Nervosa) Vou colocar apenas Ernesto. O nome de sua senhora por gentileza?

E= Pode colocar aí Maria Bruxa ou Maria Maluca mesmo.

M= Estou ouvindo viu velho safado? Olha o pau de macarrão.

E= Coloca apenas “Maria docinho de coco”. (Tempo) Doce de coco estragado. (Risos)

F= (Vira a platéia) Que velho maluco! (Volta a Ernesto) Vou colocar apenas Maria mesmo. Posso fazer a próxima pergunta?

E= Sim, mas antes vou buscar o cafezinho. (Sai de cena)

F= Ah meu Deus do céu! Não mereço isso! Falta tão pouquinho para acabar e agora ele vai embaçar na cozinha. E nem de café eu gosto. (Tempo) Com certeza ataquei pedra na cruz.

N= (Voz) Meia hora depois.

E= (Volta em cena e coloca o café na mesa) Desculpa, mas o café não ficou pronto porque minhas cuecas estavam lavando, mas se você quiser mando coar um fresquinho nas calcinhas da Maria, aliás, dá para coar café para todo mundo aqui (aponta a platéia).

F= (Fala com platéia) Pelo jeito além de caduco também é atrapalhado e desastrado. É bom nem tomar esse chafé. (Vira a Ernesto) Tudo bem seu Ernesto. Posso continuar a pesquisa?

E= (Crítico) Essa juventude sempre com pressa para tudo.

F= Bom... Qual a idade dos moradores da casa?

E= Bem, minha idade é. (Pega a carteira) Deixa-me ver. (Abre a carteira e olha documento) Nasci em 1918... (Conta nos dedos) 1918, 1919,1920,1921,1922,1923 (Tempo maior) 1944,1945 (Tempo) Grande ano esse de 1945... Lembro como se fosse hoje da guerra da Espanha quando lutamos contra os vietcongues.

F= Guerra da Espanha? Contra Vietcongues? Não tem alguma coisa errada?

E= (Irritado) Quem participou da guerra? Eu ou você? Se eu disse que lutei no Japão contra os Holandeses é porque é verdade.

M= Deixa de ser mentiroso velho! Você nem do exército participou porque fingiu estar doente.

E= (Resmunga) Bruxa velha e intrometida.

M= O que disse?

E= Anjo de ternura e sabedoria.

F= (Impaciente e irritada) Desse jeito vai longe! Vou colocar que o senhor tem 87 anos e no caso de sua esposa coloco...

E= (Interrompe) Coloca 2000 anos, a velha tava lá na Santa Ceia, aliás ela deu de mamar para o Matusalém.

F= O senhor tem filhos? (Toca telefone)

E= Só um bocadinho. (Pega telefone) Alô? Filha? Não! Não estou fazendo nada de importante agora, podemos conversar a vontade.

N= Uma hora e meia depois!

F= (Surtando).

E= Aí você mistura a farinha, o chocolate e bate bem na massa...

F= (Arranca o telefone do Ernesto) (Gritando) Posso fazer a última pergunta? Posso? POSSO?

E= (Calmo) Demorei tanto assim?

F= (Cínica) Não! Apenas uma hora e meia...

E= Ah bom! Então vou aproveitar e ligar para os amigos da Bocha...

F= (Arranca telefone gritando) Não!

E= Não?

F= NÃO!!! NÃO!!! (Histérica e saindo de cena) Quer saber de uma coisa? (Ataca prancheta no chão) Que se dane esse emprego, que se dane essa pesquisa. QUERO SAIR DAQUI! NÃO AGUENTO MAIS ESSA CASA DE LOUCOS... (Sai de cena gritando)

E= (Levanta com dificuldade, olha para a platéia e grita também) (Sai de cena)

__________________________________________________________________________


http://www.youtube.com/watch?v=Tn384gV7Y0w&feature=share&list=UUZCneKvt266L00H2UdhuMpw

Nenhum comentário:

Postar um comentário