sábado, 5 de janeiro de 2013

Silvia 3:30

Esse foi um dos primeiros textos que escrevi para teatro e o utilizei em diversas apresentações, tanto amadoras como no Baú de Ideias entre 2005-2007, essa foi uma cena que sempre arrancou risadas da plateia pela escolha ideal do elenco.Com prazer apresento o texto abaixo, que é meu xodó ;-)

___________________________________________________________________________________
Silvia 3:30



Personagens Principais:-
Sílvia – Apresentadora de um canal de televisão que dirige um programa de entrevistas.
-Espectadora – Moça que está na platéia e adora aparecer.
-Ventríloquo – Rapaz com idade aparente de trinta anos e que trabalha com um boneco.
-Paquito – Boneco do ventríloquo (Interpretado por ator).
-Contra-regra
Cenário:Um auditório com uma mesa de canto para entrevistas.

Siglas no texto para designar falas e ações dos personagens:

S= Sílvia
E= Espectadora
V= Ventríloquo
P= Paquito
C= Contra-regra
Inicio do esquete:

A apresentadora Silvia entra no auditório e dirige-se a platéia.

S=(Sorridente) Boooooa tarde Brasil!(Espera resposta) Estamos começando mais um programa Silvia 3:30 com o patrocínio do tênis Lixoval, o tênis que é um lixo, mas é muito legal. (Contra-regra mostra tênis que está calçando)

C= (Segue com o microfone)
S= E no programa de hoje teremos somente entrevistas maravilhosas e os primeiros entrevistados da tarde são o Ventríloquo Pablo e seu boneco Paquito.
S= (Dirige-se à mesa onde os dois estão sentados) Aplausos para Pablo e Paquito... (Contra-regra mostra placa de aplausos)(Paquito está dormindo)V= Boa tarde Silvia é um prazer estarmos aqui no seu maravilhoso programa.
S= Com certeza, o prazer é todo meu!Mas o que aconteceu com o Paquito?Andou na gandaia esta noite?(risos)

V= (Constrangido) Não...É..Bem...Estivemos trabalhando até muito tarde em nosso show.
S= Realmente a agenda de vocês anda bem cheia, mas diga-me uma coisa...Como você está lidando com o sucesso Pablo?
P=Cada vez mais subindo a cabeça dele, pensa que é Elvis agora hehehe.
V= Que é isso Paquito?Tenha modos! Pensei que estivesse dormindo.
P= E dá pra dormir com um chato falando ao meu lado?
V= (Envergonhado) Mas que boneco sem educação, cumprimente a nossa amiga Silvia e esta platéia maravilhosa.
P= Olllllááááá pessoal! (Vira-se para Silvia) Boa tarde maravilhosa, linda e perfeita.
V= (Censurando) Vamos acalmar os ânimos Paquito, há pessoas presentes
.P= É que é duro estar sempre ao lado de um barbado.(Vira-se para Silvia) Você não quer ser minha parceira? Aí me livro do chato aqui do lado.
V= Não liga pra ele, vive dizendo bobagens, mas no fundo... Bem lá no fundo é uma pessoa de bom coração.
P= E tem que ter um excelente coração para trabalhar ao seu lado.(risos)
S= (Constrangida) Bem...Que tal continuarmos nossa entrevista?
V= (Sério) Viu Paquito? Estamos na televisão, veja se tem mais educação por gentileza
.P= (Chateado) Você vive pegando no meu pé mesmo né?Nunca posso falar nada.
V= Quieto!
P= (Começa a resmungar)
S= Bem, gostaria de saber a quantos anos vocês trabalham juntos?
V= Começamos a trabalhar juntos há cinco anos e vêm sendo um sucesso, pois nos damos muito bem.
S=(Com ironia) Sei, sei....
P= (Vira-se para Pablo) Você não é um boneco que nem eu, mas é um tremendo cara-de-pau.(Dá toques no rosto de Pablo) Realmente, minha querida Silvia, temos nossas desavenças e brigamos bastante, mas no palco nos damos muito bem.
V= Sim, é verdade. Mas o que seria da vida se não houvesse as pequenas desavenças?
P= Muito mais feliz!(risos)
V= (Sem paciência) Ah, esquece...
S= Bem, gostaria de saber qual a sua idade Paquito?
P= Sou um belo e garboso boneco de 20 aninhos, solteiro e muito legal. Quem estiver a fim de me conhecer é só ligar para...
V= (Interrompendo) Aqui não é agência de namoros, tenha modos.
P= Sai do meu pé chulé, só estou aproveitando o espaço dado. Jogada de marketing, você vai ver a fila amanhã na porta de casa.
V= (Debochando) Só se for fila de cobradores!
P=(Faz cara de bravo)
S= Voltando ao assunto e a entrevista em si. Gostaria de saber sua idade Pablo. 
P= Ih! Acho que ela está dando em cima de você.(Nesse instante o contra-regra coloca o microfone no rosto de Pablo).
V= (Vira-se para Paquito e aponta o contra-regra) Isso aqui morde?
P= Acho que sim!
V= Silvia dá um jeito em seus funcionários por gentileza.
S= (Dando bronca no contra-regra) Vou manda-lo embora se continuar assim.
C= (Ajoelha-se em posição de súplica)
S= (Envergonhada) Bem... Voltando a entrevista em si. Gostaria de saber a sua idade Pablo.
P= Ela tá afim de você.
V= Isso porque eu sou mais bonito que você, hehehe.
V= Bem Silvia tenho 29 anos, na verdade estou com quase trinta.
P=(Interrompendo ironicamente) Bicho mentiroso, só se for 30 em cada perna...huahuahua
V=(Nervoso) Qualquer hora te pego...
S= Aham...E você tem alguma namorada?
P= To te falando que ela tá afim de você...
V= E na cara dura hein!
V= (Fazendo pose) Bem, nenhuma pretendente no momento.
P= E nem vai ter com esse bafo de cebola horrível. (Tapando o nariz) Ô coisa ruim de ficar perto desse cara.
S= (Interrompendo) Bem, para encerrar a primeira entrevista da tarde gostaria de que alguém da platéia viesse até aqui.
E= (Começa a pular) Eu, eu, eu...Chama eu...Aqui.... ó,ó.
S= Aham...Mais alguém gostaria de vir até aqui?
E= Me chama! Por favor! Me chama! (Continua pulando com tabuleta na mão escrito Me chama!).
S= Bem...Não tem jeito mesmo! Pode vir minha querida.
E= (Olha para a platéia mandando beijos) Beijos para minha mãe, meu pai, minha irmã e para o meu cachorro Bobby. (Toda feliz) Obrigado! Sou fã dos dois, é um sonho estar aqui!
V= E um prazer para nós também.
P= E é bem bonita também, você namora?
E= (Envergonhada) Ainda não!
V= Tenha modos rapaz!
P= (Aborrecido) Cara chato!
S= (Um pouco irritada) Bem, o que você gostaria de perguntar para a dupla?Seja breve, pois o tempo está se esgotando.(Olhando para o relógio)
E= Oi Paquito! Qual o xampu que você usa para ter um cabelo tão bonito?
P= Que Xampu que nada! Isso é banha de galinha que minha mãe me deu para usar.
E= Que legal! Vou usar também.
E= (Eufórica) Posso fazer mais uma pergunta?Só uma. É para o Pablo.
S= (Olhando para o relógio) Pode! (Um pouco irritada) Venha minha querida, faça sua pergunta, mas é a ultima, temos mais para entrevistar.
E= Pablo, você é um cara tão legal! Você recebe muitas cartas de fãs?Posso mandar uma?
P= (Interrompendo) Recebe muitas cartas, mas são dos cobradores, dos advogados, das mães solteiras...
V=(Tampa a boca do boneco)
S= Infelizmente nosso tempo se esgotou e teremos que nos despedir dessa dupla tão fantástica.Palmas para eles, pois merecem.Obrigado Pablo e Paquito.
(Silvia dirige-se ao lado)
(Os dois levantam e o boneco começa a carregar o ventríloquo mostrando que o boneco era na verdade o ventríloquo e vice versa)
(Silvia faz cara de assustada e que não entendeu nada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário